Talvez você nunca tenha parado para pensar neste questionamento, mas para onde será que a água da chuva vai parar? É fundamental saber, em primeiro lugar, que a água proveniente do período de chuvas não pode ser despejada na rede de esgotos. Seja por desconhecimento ou por displicência, o ato pode trazer consequências indesejadas e é passível de punição.
São vários os fatores que justificam o porquê a água da chuva não poder se misturar com o esgoto. O principal problema aqui é o entupimento dos esgotos, o que acaba prejudicando as vias públicas e estabelecimentos. Quando isso acontece, o esgoto acaba retornando para as residências para os tampões espalhados pela cidade. Além disso, é possível também danificar o sistema de abastecimento e nas estações de tratamento de esgoto.
Agora que você já sabe que água da chuva e esgoto não se misturam, que tal descobrir um pouco mais sobre essa relação? Continue lendo o artigo e entenda mais um pouco sobre o assunto e o que fazer nestes casos.
O que fazer com a água da chuva?
Tá, mas então como lidar com o alto volume de água proveniente das chuvas? Existem duas alternativas para estes casos. O primeiro, e mais comum, é a drenagem separada da água da chuva através de uma rede pluvial que direciona todo o volume diretamente para rios e córregos.
Para que isto aconteça, basta somente interligar as calhas do telhado e ralos instalados em pátios ou quintais às tubulações que não estão conectadas ao esgoto. Sendo assim, toda a água é canalizada pela própria Prefeitura e destinada para os rios.
A outra finalidade da água da chuva é reaproveita-la para o uso diário em casas e empresas. Quando existe um sistema de captação mais elaborado, é possível utilizar a água em diversos aspectos não potáveis, tais como:
• Lavagem e descargas sanitárias;
• Lavagem de roupas, calçadas, quintal e até mesmo carros;
• Irrigação de jardins ou plantas individualmente;
• Reservas para casos de emergência;
É importante ressaltar que a água proveniente não é potável, ou seja, ela não é apropriada para o consumo humano. Logo, não deve ser utilizada para higiene pessoal, lavagem de alimentos ou ser consumida.
Outro fator imprescindível que você precisa entender é que o ato de despejar água da chuva na rede de esgoto é proibido por lei e passível de punição. Ao constatar alguma irregularidade desta na sua residência, é possível que o serviço de esgoto seja interrompido até que o problema seja resolvido.
Quais as consequências de despejar água da chuva na rede de esgoto?
Bom, já vimos que uma das principais consequências da água da chuva despejada na rede de esgoto é o entupimento e, com isso, retorno da água para residências e vias públicas. Entretanto, este primeiro fator negativo pode acabar virando uma grande dor de cabeça para a toda população.
O entupimento das redes de esgoto pode acabar se tornando o estopim de um problema ainda maior. Já pensou o que poderia acontecer caso o volume de chuva seja muito alto e perdurar por dias?
Sendo assim, para que você tenha dimensão daquilo que pode acabar acontecendo, listamos algumas das mais comuns consequências da água na chuva na rede de esgoto. Confira:
• A tubulação existente da rede esgoto pode se romper, gerando vazamentos nas vias públicas;
• Caso o primeiro ponto aconteça, a água do esgoto pode trazer danos à saúde;
• As tampas de ferro existentes nas vias públicas, no caso de entupimento, podem acabar se deslocando e causando estragos em carros e motos;
• Com o entupimento das redes de esgoto, é possível comprometer todo o sistema, podendo até mesmo interromper o processo de tratamento.
Deve-se, então, se atentar para os cuidados com as condições da sua residência, evitando que uma displicência cause estragos não somente para você, mas para a população como um todo. A conscientização aqui é muito importante para evitar que a água da chuva acabe indo parar nas redes de esgoto.
Você sabia que a 3 Folhas desentupidora possui equipamentos modernos e preparados para desentupimentos de esgotos e redes pluviais? Caso precise, entre em contato conosco!
Curta a nossa página e continue acompanhando o nosso conteúdo!