Período de chuvas: como assegurar de que meu móvel não corre risco?

Ano após ano, Belo Horizonte segue sendo castigada pelas chuvas típicas de verão. Os estragos podem ser vistos cada vez com mais intensidade por toda a cidade. Com isso, muitos moradores se encontram assustados e inseguros. Nestes casos, é de extrema importância tomar uma série de medidas a fim de assegurar de que o seu imóvel não corre risco de ser afetado com o alto volume de água.

Como se não bastasse os riscos que a chuva traz à segurança de moradores que podem se encontrar em áreas de risco, ela pode trazer consigo o risco de doenças. Como você tem visto nos noticiários, a cidade sofre com o acúmulo de água nas grandes vias. Sendo assim, muitas pessoas, além do perigo com enchentes e enxurradas, todos estão sujeitos à doenças ao entrar em contato com a água.

Ou seja, vários são os riscos à saúde e segurança quando se trata de períodos chuvosos. Entretanto, queremos tratar sobre um assunto específico, os perigos e os sinais de alerta que um morador deve ter em momentos assim.

Acompanhe cada detalhe apresentado aqui e tome todas as medidas necessárias para que você se certifique quanto à segurança do seu imóvel.

Fique de olho nas paredes!

Sinais como manchas, bolhas, mofo e umidade nas paredes podem sinalizar um problema que muitas vezes não recebe a atenção devida, as infiltrações. Tal condição não causa transtornos somente no sentido estético, como também podem acabar comprometendo toda a estrutura de uma propriedade, colocando em risco a segurança de todos que residem ali.

É importante que moradores de prédios e condomínios redobrem a atenção! Não estamos querendo dizer que quem mora em uma casa deve ficar despreocupado. Muito pelo contrário. A atenção deve existir para os dois, tendo uma maior gravidade no primeiro caso.

Portanto, em períodos marcados pela alta intensidade das chuvas, é comum ver pessoas tendo as suas propriedades atingidas por infiltrações. O que fazer ao identificar alguma infiltração nas paredes?

O primeiro passo é identificar os motivos que levaram à infiltração. Logo em seguida, é fundamental procurar ajuda profissional especializada com o intuito de não somente detectar a origem, como também buscar soluções antes que o problema se agrave.

Faça a limpeza de calhas!

Muitas pessoas acabam se preocupando demais com o acúmulo de tarefas e acabam esquecendo de afazeres simples, como limpar a calha do seu imóvel. Tal limpeza é de extrema importância para que toda a água da chuva possa escoar da devida maneira.

Dessa forma, nos períodos chuvosos, as calhas podem acabar entupindo com o acúmulo de folhas, galhos e demais materiais. Para quem não sabe, é a calha que coleta toda a água da chuva e a direciona para o devido lugar. Tal processo acaba evitando que o proprietário enfrente dificuldades.

Portanto, quando tal escoamento não acontece, o imóvel pode vir a sofrer com infiltrações. E, como vimos atrás, vai muito além do que apenas um problema estético. Considerando a sua importância, é fundamental realizar a limpeza da região regularmente. Isto porque, quando a chuva chegar, você esteja preparado.

Se atente ao período de chuvas!

Por fim, deve-se tomar cuidado também para todas as saídas de água da sua residência estejam devidamente livres de obstruções. Ou seja, esteja atento não somente às calhas, como também telhas e, principalmente, ralos. Qualquer obstrução pode causar bastante dor de cabeça para os proprietários.

Se prepare para a chuva! Para ajuda em casos de entupimentos e mais informações, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!

Leave a comment

WhatsApp Chame no WhatsApp