Um dos problemas mais comuns nas residências, mas que sempre acaba nos pegando desprevenidos, é lidar com uma privada entupida. Os sinais são claros: é preciso ficar atento quanto à água demorando a escoar e quando a água sobe e desce lentamente ou até mesmo não desce ao acionar a descarga.
A grande pergunta é: como lidar quando o vaso sanitário entope? Qual a melhor opção? Será que devo apostar em soluções caseiras ou chamar um serviço especializado? Vamos citar algumas dicas de como desentupir quando a privada entope. Continue lendo o artigo e descubra como lidar nestes casos!
A melhor opção sempre é evitar o entupimento
O primeiro passo na hora de resolver uma privada entupida é descobrir o que causou o entupimento. É preciso refletir, primeiramente, que o vaso sanitário não foi feito para o descarte de materiais, objetos ou lixo. O erro mais comum aqui é quando utilizamos a privada para descartar papel higiênico, fio dental, preservativos ou outros materiais.
A prevenção deste problema passa pelos bons hábitos higiênicos. Conscientize as pessoas da sua residência de que materiais assim devem ser descartados no lixo, não no vaso sanitário. Isso vai acabar evitando dores de cabeça e preservando o encanamento da sua residência.
Entretanto, caso aconteça um entupimento no vaso sanitário, é necessário que você entenda como fazer para desentupi-lo. Vamos abordar agora algumas dicas para te auxiliar nestes casos.
Usando o desentupidor de vaso
É o procedimento mais simples. Deve-se posicionar o desentupidor no vaso sanitário de maneira com que ele cubra toda a região da água. É preciso então fazer movimentos para frente e para trás, o que acaba criando um vácuo que empurra o que está obstruindo o escape da água e liberando o caminho.
Nem todos possuem um desentupidor em casa. Nestes casos, é preciso improvisar. Existem outros métodos que funcionam da mesma maneira e que podem ser úteis na hora de desentupir um vaso sanitário. Vamos conhecer alguns deles:
- Garrafa pet: Na falta de desentupidor, você pode improvisar um. Aqui, basta cortar uma garrafa pet no meio e prender um cabo de vassoura na boca da garrafa. Para reforçar, passe alguma fita na junção dos objetos. Agora basta somente utilizar o seu desentupidor caseiro como explicado acima.
- Papel filme ou plástico: Você também pode improvisar com materiais que jamais achou que poderia usar para desentupir uma privada. Aqui, deve-se cobrir a borda do vaso com papel filme, sacolas plásticas ou jornal sem deixar nenhuma passagem de ar. Logo após, basta sentar na tampa e dar descarga por 30 segundos, fazendo com que a força da água, aliada ao vácuo criado, libere a obstrução.
Entretanto, caso nenhuma destas opções funcione, você ainda pode optar por outros métodos caseiros. Conheça alguns deles agora!
Detergente e água quente
A mistura é simples. Basta esquentar água, colocá-la em um recipiente e misturar com detergente. Logo em seguida, despeje no vaso sanitário e dê descarga. O recomendado é repetir o processo por, no mínimo, duas vezes.
Caso o entupimento na sua residência tenha sido causado por excrementos, o que é bastante comum, o método é fundamental para obstruir a passagem da água.
Privada entupida? Entre em contato com a 3 Folhas
Nem sempre os métodos caseiros vão funcionar quando você precisa lidar com uma privada entupida. A 3 Folhas conta com equipamentos especializados para que o entupimento seja resolvido sem deixar sequelas na sua residência. O serviço especializado é fundamental para que você tenha a sua pendência resolvida sem mais preocupações.
Logo, conte com a 3 Folhas! Para contratar nossos serviços ou tirar qualquer dúvida, entre em contato conosco. Trabalhamos 24 horas por dia para o seu conforto e bem-estar.
Curta nossas redes sociais e continue acompanhando todo o nosso conteúdo! Não se esqueça de compartilhar nossos textos com seus amigos e familiares! Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que responderemos para você!